A sra. Benedita de Lima Aquino, conhecida como “Lóca”, de 85 anos, foi escolhida a Mãe Símbolo Amparense de 2010, através da tradicional promoção da Associação Comercial e Empresarial de Amparo.
Casada com o sr. Luis há quase 66 anos, desse matrimônio nasceram dez filhos: Zélia Benedita, Luis Afonso, Antonio Fernando, Neusa, José Eduardo, Marçal, Sônia Maria, Paulo César, Márcia e Sérgio Serafim. Essa prole resultou em doze netos e três bisnetos. Incluindo os genros, as noras e os netos agregados a família que a vó Benedita deu origem, hoje, é formada por quase 40 pessoas.
Leia a carta enviada a ACEA pela neta Alessandra, através da qual os diretores da Associação escolheram a Mãe Símbolo deste ano, que receberá diversas homenagens nos próximos dias.
“Assim como as histórias de vida das mulheres que representaram a Mãe Símbolo a cada ano, a história da vida da vó Benedita merece ser contada, mesmo que brevemente, pois foi e ainda é repleta de momentos de luta, de trabalho e de dedicação à sua família.
Benedita de Lima Aquino, ou “Lóca”, como é chamada por amigos, nasceu em Amparo, no bairro do Brumado, no dia 28 de agosto de 1924. É filha de Benedito Pereira de Lima e de Virgínia Rosa. Durante sua infância trabalhou na lavoura junto com sua mãe e irmãos para garantir o sustento de todos, pois o pai faleceu quando ela ainda era criança.
Viveu toda infância e juventude na zona rural do município. Aos 18 anos morava na Fazenda São Pedro e foi lá que conheceu meu avô Luis com quem se casou às vésperas de completar 20 anos, no dia 02 de julho de 1944. Os primeiros anos do casamento foram vividos na cidade de São Paulo, porém as dificuldades fizeram com que meus avós retornassem, primeiro à Campinas e depois à Amparo, e novamente trabalhassem na zona rural. Enquanto ele administrava as fazendas onde viveram, ela trabalhava na lavoura.
Os anos se passaram e os filhos nasceram, ao todo doze! Dois morreram ainda bebês devido às dificuldades de locomoção à cidade. Mesmo assim, viveu em diversas fazendas até o ano de 1963.
O desejo de conseguir melhores condições de vida, de bem estar e de estudo aos filhos fez com que a família se mudasse para a cidade. Aqui, para ajudar no sustento da casa, vó Benedita trabalhou com Oficina de Bordado, produzindo e vendendo roupinhas para bebês.
Ao longo de sua vida, criou seus filhos com muito sacrifício, com respeito e amor a Deus para que todos se tornassem pessoas de bem.
É uma mulher de fibra! Corajosa! Não só aconselha seus familiares a ter esperança, seguir em frente e nunca desistir, mas também reza por todos aqueles que pedem suas orações.
As mãos habilidosas para a cozinha fazem com que sua casa seja eleita para as festas de aniversário e para as ceias de natal. Isso faz com que a família sempre esteja presente.
Passados quase 66 anos de matrimônio, somam-se hoje dez filhos: Zélia Benedita, Luis Afonso, Antonio Fernando, Neusa, José Eduardo, Marçal, Sônia Maria, Paulo César, Márcia e Sérgio Serafim. A esses, doze netos e três bisnetos. Incluindo os genros, as noras e os netos agregados a família que a vó Benedita deu origem, hoje, é formada por quase 40 pessoas.
Atualmente, aos 85 anos de idade, reside em Amparo, é aposentada e realiza todos os serviços da casa. Graças a Deus, a condição de saúde permite que morem sozinhos, porém a casa nunca está vazia. Que benção pertencer a esta família!”
Carta enviada por Alessandra Maria Aquino Canivezi Pereira
Agradecimento às Empresas:
– D´Lari Optica
– Lojas Montini
– Ma-Rô Modas
– Escritório Universo
– Spa Spaço Terapêutico
– Martinelli Imports
– Sinhá Moça
– Supermercado Daólio
|